Pular para o conteúdo principal
Paciência, Sofrimento e Tolerância

Lá em 2003 foi onde tudo recomeçou, ou melhor, esta parte da vida começou, uma época importante de aprendizado e evolução.

A primeira vez que escutei a frase “- Meu jovem, paciência, sofrimento e tolerância!!”, eu não compreendi muito bem o que significava, estava num momento de stress e queria mesmo era resolver os problemas daquele momento, esta frase parecia um muro intransponível.

A inércia das pessoas frente aos seus desafios, ameaças e oportunidades me deixam agitado!  (Num passado não tão distante eu diria, Irritado)

Com o passar dos meses ouvi muitas vezes esta frase sendo repetida a cada novo problema que eu queria resolver com toda aquela energia ON-220v, parecia mais frequente e mais intensa.

Aos poucos as situações foram resolvidas e novos problemas surgiram, alguns deles já previstos e pensados, outros ainda nascidos do movimento que não controlamos ou que ainda não vivemos para poder processar em nossa mente inconsciente e assim antever eventos similares.

Mas aquela frase sempre ficou martelando em minha mente, aparecendo como uma sombra a cada vez que a luz da energia para solução de uma situação estava presente, ela sempre pareceu algo ruim, limitador, repreensor, por vezes parecia uma postura fraca (como não vamos fazer nada??!!), em outras circunstancias incitava a desistência daquela luta pelo que eu acreditava ser correto e de acordo com meus valores mais profundos.

Paciência, Sofrimento e Tolerância...

Descobri muito tempo depois, através da confiança, da disciplina e da vivência no mundo real que estas três palavras tem um significado muito mais profundo (sábio pela experiência, talvez) que eu poderia compreender.

Paciência, para esperar o momento certo para resolver os problemas, há situações que não podemos enfrentar num determinado momento por não termos os mínimos recursos disponíveis, as respostas básicas e os mínimos componentes favoráveis para a vitória, de forma justa, correta e competente.

Sofrimento, entender que o sofrimento faz parte do processo de aprendizado, desenvolvimento da maturidade e exercício da paciência é muito importante para que possamos viver estes momentos com energia e confiantes que no final conseguiremos o objetivo.

Tolerância, o aprendizado do que esta palavra trouxe foi muito mais importante e profundo do que as outras duas, pois é no exercício diário da tolerância que desenvolvemos a resiliência, a capacidade de recomeçar, reerguer e refazer após um revés profundo. Tolerância quer dizer simplesmente exercício da resiliência.

Sou muito grato por este aprendizado que mudou minha forma de pensar, refletir e agir perante os desafios e oportunidades à frente. Replico esta experiência por ter convicção que estas três palavras, no que representam na sua essência para mim, são vitais para a prosperidade, evolução e atingimento dos objetivos, sempre dentro dos valores mais profundos de honestidade e competência.

Com Paciência, uma pitada de Sofrimento e o desenvolvimento da Tolerância, você atingirá seus objetivos, de forma justa e de acordo com seus valores mais profundos

Persista, Insista e vá em frente!


Flávio Vaz Peralta.

Comentários

  1. Certíssimo.
    Estou aprendendo e exercitando a Paciência e tolerância dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Ao ouvir paciência, sofrimento e tolerância de início me pareceu uma apologia a "dor", ou associação que tudo requer muito sacrifício (dificuldade) para ser alcançado, quando acredito que nem sempre é assim, há muito ainda que é prazeroso e saboroso de se alcançar. Porém tirando o preconceito, ou medo que essas três palavras podem causar, o que realmente conseguimos enxergar, com a chegada da maturidade, é que realmente tudo que vivenciamos gera algum tipo de aprendizado, e quando aprendemos com isso, criamos um "tempo" novo, mas o gatilho disso tudo é a capacidade de estar pronto para recomeçar! Amei o texto! Me fez refletir muito sobre como podemos olhar para uma situação de diversas formas, que tal escolher a melhor delas, né? Parabéns!!! Muita sensibilidade!

    ResponderExcluir
  3. A paciência está ligada a esperança. A tolerância à aceitação das diferenças no outro e em nós, enquanto outro também. Sujeitos da mesma grandeza. O sofrimento é a consciência da nossa finitude. Tudo isso junto faz do lider/ gestor/ decisor mais humano, mais próximo. Flávio é um líder " moderno" , que garante a coesão da equipe. É sustentável, coloca amor em tudo que faz. Motivador, mantém o bom-humor humor e a energia em alta. Estudioso, inteligente e curioso. Parabéns pelo blogue. Parabéns pelos posts. Eu o admiro e respeito. Sílvia.

    ResponderExcluir
  4. Grato por receber sua energia e sua contribuição. Maturidade nos traz sensibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Grande chefe! Muito bom o texto. É por isso que você foi uma grande fonte de inspiração no inicio da minha carreira quando eu ainda era estagiário e até hoje tenho uma grande admiração pelo seu trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Escolha por uma Escolha. Ultimamente tenho abordado este tema em minhas relações com maior ênfase que em algum momento anterior e com maior clareza que um passado vivido, por algum motivo as escolhas inconscientes me fizeram aprender que temos a oportunidade de fazer escolhas conscientes a todo o momento e sobre quase tudo a nossa frente, como parte decisiva em nossa história. E sobre escolhas, é impressionante quantas pessoas vivem uma vida inteira sem muitas opções conscientes, sem perceberem que possuem a capacidade de decidir sobre os desafios que estão à sua frente e quanto isso é importante para suas vidas. Há um aprendizado que gosto de compartilhar, percebido e ensinado pelas experiências vividas num tempo de grandes descobertas e algumas pesquisas sobre como poderia evoluir como pessoa e como profissional, que é assim: “Meu verdadeiro poder está na capacidade de decidir como e quando reagir, a partir de um estimulo externo ao meu controle e contrário
DIA Mágico de um momento único! Chegamos ao final de um ciclo e muitos estão comemorando conquistas e metas realizadas, outros chorando suas perdas e alguns sem saber que e vida está passando, mas eu sempre acredito que todos estão pensando num novo ano, num novo ciclo cheio de oportunidades. Encontramos familiares, velhos amigos e fazemos amigos novos. Quando sozinhos no caminho encontramos lugares, novas pessoas e energia do mundo ao redor. Nestes momentos especiais falamos de nossas histórias, desafios, conquistas e um punhado de sonhos. Trocamos conhecimentos, felicidades e abraçamos aqueles que amamos, mesmo que este abraço seja através de uma mensagem ou um ponto, num ponto qualquer do mundo. Tudo isso nos dá a certeza que vale continuar o caminho, construindo, aprendendo e fazendo algo mais. Assim fazemos novos planos em nossas mentes e corações, anotações e agendas e pequenos papéis, planejando um novo ciclo. Então que nossos sonhos sejam muitos e gran
Tempo, momento único, presente vivido! Desde muito eu acredito que o tempo é o componente mais importante da vida, pois no tempo tudo se realiza, tudo se concretiza, tudo se registra e um dia tudo se termina. Tempo que usado de forma consciente pode transformar vidas, mover e construir coisas, fazer felicidade, mudar pessoas e seus mundos. Tenho em meu coração a certeza que o tempo, como parte integrante da vida, é o nosso bem mais precioso e por isso precisa ser vivido em sua plenitude com intensidade, mesmo que alguns momentos esta intensidade seja na profundidade do silêncio. Como aprendiz do tempo descobri que ‘dar um tempo ao tempo’ é uma grande verdade e uma enorme lição, exige paciência, coragem e disciplina para esperar que este faça o seu trabalho, mas também aprendi que tem momentos que ‘não há tempo para esperar um outro tempo’. Acho que é ele perfeito em sua cronologia de dias e horas, imutáveis em sua forma, mas totalmente mutante em seu uso. Dois dias podem pa