Pular para o conteúdo principal

CONFIAR na confiança!

Há algum tempo venho pensando sobre esta palavra, seu significado e o que representa para uma pessoa, para um negócio e para uma sociedade. Talvez estejamos vivendo uma crise de confiança em muitas instituições e relações, ou talvez a falta de confiança já existisse entre nós, no meio de nós e apenas não estávamos percebendo ou identificando, não sei dizer!


Confiança é sinônimo de segurança, de crédito, familiaridade e esperança. Confiar é acreditar na verdade das intenções ou palavras de alguém, na retidão moral, no caráter e na lealdade da outra pessoa. O contrário de tudo isso é desconfiança, descredito, incerteza e falta de esperança.

Minha experiência me diz que a construção da confiança é lenta, gradual e acontece quando compartilhamos o mesmo conjunto de valores, os mesmos comportamentos, intenções e ações uns com os outros, quando entregamos o que prometemos e prometemos o que pode ser feito.
A quebra da confiança é rápida, inesperada e sempre dolorosa, uma vez que aconteça exigirá um esforço muito grande para reconstruí-la, o que nem sempre será possível. Se os laços forem restabelecidos, tenderão a não voltar ao mesmo nível.

Tenho o costume de dizer que você confia em alguém, que confia em alguém e que confia em outro alguém, sendo assim, teremos outros conjuntos de valores e percepções do mundo envolvidos nestas interações, logo é inevitável no mundo das relações humanas a estreita linha que separa o confiar do não confiar.

Teremos ao longo do caminho pessoas e eventos que nos levarão a duvidar da importância do confiar, que nos levarão a questionar se vale todo o esforço e a dedicação para construir um ambiente de confiança, investindo energia e tempo de vida em tudo isso...

Eu continuo a acreditar que precisamos persistir na construção e fortalecimento permanente da confiança nas relações, nas instituições e nas ações do dia a dia por que constrói, cria um propósito maior que move pessoas e sociedades a mudar o seu mundo.

Confiança gera energia, intimidade, contribuição e cria esperança!

Devemos confiar (acreditar!) na Confiança e agir para que seja permanentemente construída em todas as nossas relações.

Uma semana cheia de confiança para todos nós!


Vamos em Frente!


Comentários

  1. Muito bem,. Flavio!

    Minha observação é de que corre-se o risco de criarmos o conceito de confiança com base em nossos modelos, exclusivamente. Ou seja, caso o outro não atenda as minhas expectativas, desejos e ambições, ele pode se compreendido como alguém que tenha me frustrado, e com isso eu "desisto" da confiança que havia depositado nele. Confiar é ainda melhor quando não sabemos o que vem pela frente. Confia-se nas intenções, na essência. As ações, gestos e formas podem ser totalmente diferentes das nossas, e é na diferença que reside a confiança.!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bem observado Roberto Carvalho...

    Eu não confio facilmente. Portanto, se eu disser que eu confio em você, não faça eu me arrepender.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Escolha por uma Escolha. Ultimamente tenho abordado este tema em minhas relações com maior ênfase que em algum momento anterior e com maior clareza que um passado vivido, por algum motivo as escolhas inconscientes me fizeram aprender que temos a oportunidade de fazer escolhas conscientes a todo o momento e sobre quase tudo a nossa frente, como parte decisiva em nossa história. E sobre escolhas, é impressionante quantas pessoas vivem uma vida inteira sem muitas opções conscientes, sem perceberem que possuem a capacidade de decidir sobre os desafios que estão à sua frente e quanto isso é importante para suas vidas. Há um aprendizado que gosto de compartilhar, percebido e ensinado pelas experiências vividas num tempo de grandes descobertas e algumas pesquisas sobre como poderia evoluir como pessoa e como profissional, que é assim: “Meu verdadeiro poder está na capacidade de decidir como e quando reagir, a partir de um estimulo externo ao meu controle e contrário
DIA Mágico de um momento único! Chegamos ao final de um ciclo e muitos estão comemorando conquistas e metas realizadas, outros chorando suas perdas e alguns sem saber que e vida está passando, mas eu sempre acredito que todos estão pensando num novo ano, num novo ciclo cheio de oportunidades. Encontramos familiares, velhos amigos e fazemos amigos novos. Quando sozinhos no caminho encontramos lugares, novas pessoas e energia do mundo ao redor. Nestes momentos especiais falamos de nossas histórias, desafios, conquistas e um punhado de sonhos. Trocamos conhecimentos, felicidades e abraçamos aqueles que amamos, mesmo que este abraço seja através de uma mensagem ou um ponto, num ponto qualquer do mundo. Tudo isso nos dá a certeza que vale continuar o caminho, construindo, aprendendo e fazendo algo mais. Assim fazemos novos planos em nossas mentes e corações, anotações e agendas e pequenos papéis, planejando um novo ciclo. Então que nossos sonhos sejam muitos e gran
Tempo, momento único, presente vivido! Desde muito eu acredito que o tempo é o componente mais importante da vida, pois no tempo tudo se realiza, tudo se concretiza, tudo se registra e um dia tudo se termina. Tempo que usado de forma consciente pode transformar vidas, mover e construir coisas, fazer felicidade, mudar pessoas e seus mundos. Tenho em meu coração a certeza que o tempo, como parte integrante da vida, é o nosso bem mais precioso e por isso precisa ser vivido em sua plenitude com intensidade, mesmo que alguns momentos esta intensidade seja na profundidade do silêncio. Como aprendiz do tempo descobri que ‘dar um tempo ao tempo’ é uma grande verdade e uma enorme lição, exige paciência, coragem e disciplina para esperar que este faça o seu trabalho, mas também aprendi que tem momentos que ‘não há tempo para esperar um outro tempo’. Acho que é ele perfeito em sua cronologia de dias e horas, imutáveis em sua forma, mas totalmente mutante em seu uso. Dois dias podem pa