Pular para o conteúdo principal

MUDANÇA DE ATITUDE PARA UMA ATITUDE DA MUDANÇA

Quando pensei neste título achei que estava querendo dizer a mesma coisa de duas formas diferentes e poderia, portanto, escolher por uma das partes do título para expressar o que tenho pensado sobre Atitude e Mudança, mas depois de refletir, percebi que a mudança de atitude pode gerar uma atitude para que, de fato, uma mudança concreta aconteça, não basta apenas mudar atitude é preciso que seja uma atitude para gerar mudança...  Pode ser que a confusão seja minha, vivendo uma fase de mudanças que tem exigido novas atitudes.

O assunto mudança é muito discutido, discursos giram em torno deste tema, palestras, fóruns e debates orientam sobre a importância de mudar e as implicações de não mudar, orientam para a mudança como algo necessário para a evolução da vida, pois onde não há mudança, há estagnação, morte.

Se há tanto debate e o tema é tão incentivado com fórmulas de sucesso, tais como as 10 dicas para mudança disso ou daquilo, os 7 passos para uma mudança feliz e assim por diante, qual o motivo então de mais e mais gente continuar com a necessidade de se alimentar sobre o tema, de receber uma palavra de orientação, que mesmo não sendo seguida, gera uma energia adicional (quase sempre momentânea) para uma nova mudança ?

- Realmente o tema rende um bom bate papo !

Nós somos procrastinadores por natureza, temos a tendência de adiar tudo o tempo todo, uma vez que sair da zona de conforto consome energia, energia é um bem escasso, nossa mente luta para não consumir ou para manter armazenada toda a energia possível. Evoluímos e preservamos a espécie temendo as coisas novas, nos preparando para o desconhecido na posição de defesa, já que uma posição de ataque poderia levar a perda da vida. Nascemos com uma carga genética muito forte e aprendemos uma nova carga de informações ao longo de nossa vida, de acordo com o ambiente em que fomos formados. Este constrói modelos mentais fortes e muito presentes, difíceis de reconhecer, de serem entendidos, difíceis de serem evoluídos e, portanto, difíceis de mudar.

Todo início de ano é um momento de reflexão, de novas promessas e de novas intenções de mudança, um mundo de coisas prometidas que meses depois são deixadas de lado para que as necessidades da zona de conforto sejam supridas.

Mudar exige atitude:

Do latim aptitudinem, do italiano attitudine , significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer.

“É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. (Jean Meynard)

Então mudar a forma de pensar, de sentir e de reagir é o início de uma nova Atitude que levará a uma mudança e assim um novo estágio, novo patamar, novo aprendizado e novas experiências, vida !

Não é permitido voltar atrás, devemos seguir em frente, com Energia e com novas Atitudes para Mudar constantemente, evoluir.

Este é o convite, mude de atitude, empregue uma atitude de mudança, um novo modelo mental, uma nova ação.

Viva a Mudança, que é vida...  a Mudança de Atitude, que é uma forma de pensar...  para uma Atitude de mudança, uma nova forma de ver o mundo...  pois estar vivo é mudar o tempo todo.

Vamos em Frente com Energia Positiva na mente e na alma, vivos, mudando !!

Um beijo e um abraço energizado.

Flávio Vaz Peralta - em São Paulo.

Comentários

  1. Muito bom!

    Minha opinião: Concordo que a mudança depende de uma mudança de atitude. E complementando dentro da minha visão, tenho aprendido com as técnicas de coaching que para ter uma mudança de atitude, é importante mudar a forma de pensar e ver a respeito de determinada questão. O que nos induz a mudar o comportamento, que por sua vez muda a atitude é a forma como pensamos, o pensamento que gera a atitude. E o pensamento pode ser mudado, afinal é apenas um pensamento. Por isso, quebrar padrões mentais e crenças limitantes pode ser um bom ensaio para mudar a atitude e gerar uma grande mudança na vida. Parabéns Flávio pelo artigo. Dirlene

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Escolha por uma Escolha. Ultimamente tenho abordado este tema em minhas relações com maior ênfase que em algum momento anterior e com maior clareza que um passado vivido, por algum motivo as escolhas inconscientes me fizeram aprender que temos a oportunidade de fazer escolhas conscientes a todo o momento e sobre quase tudo a nossa frente, como parte decisiva em nossa história. E sobre escolhas, é impressionante quantas pessoas vivem uma vida inteira sem muitas opções conscientes, sem perceberem que possuem a capacidade de decidir sobre os desafios que estão à sua frente e quanto isso é importante para suas vidas. Há um aprendizado que gosto de compartilhar, percebido e ensinado pelas experiências vividas num tempo de grandes descobertas e algumas pesquisas sobre como poderia evoluir como pessoa e como profissional, que é assim: “Meu verdadeiro poder está na capacidade de decidir como e quando reagir, a partir de um estimulo externo ao meu controle e contrário
DIA Mágico de um momento único! Chegamos ao final de um ciclo e muitos estão comemorando conquistas e metas realizadas, outros chorando suas perdas e alguns sem saber que e vida está passando, mas eu sempre acredito que todos estão pensando num novo ano, num novo ciclo cheio de oportunidades. Encontramos familiares, velhos amigos e fazemos amigos novos. Quando sozinhos no caminho encontramos lugares, novas pessoas e energia do mundo ao redor. Nestes momentos especiais falamos de nossas histórias, desafios, conquistas e um punhado de sonhos. Trocamos conhecimentos, felicidades e abraçamos aqueles que amamos, mesmo que este abraço seja através de uma mensagem ou um ponto, num ponto qualquer do mundo. Tudo isso nos dá a certeza que vale continuar o caminho, construindo, aprendendo e fazendo algo mais. Assim fazemos novos planos em nossas mentes e corações, anotações e agendas e pequenos papéis, planejando um novo ciclo. Então que nossos sonhos sejam muitos e gran
Tempo, momento único, presente vivido! Desde muito eu acredito que o tempo é o componente mais importante da vida, pois no tempo tudo se realiza, tudo se concretiza, tudo se registra e um dia tudo se termina. Tempo que usado de forma consciente pode transformar vidas, mover e construir coisas, fazer felicidade, mudar pessoas e seus mundos. Tenho em meu coração a certeza que o tempo, como parte integrante da vida, é o nosso bem mais precioso e por isso precisa ser vivido em sua plenitude com intensidade, mesmo que alguns momentos esta intensidade seja na profundidade do silêncio. Como aprendiz do tempo descobri que ‘dar um tempo ao tempo’ é uma grande verdade e uma enorme lição, exige paciência, coragem e disciplina para esperar que este faça o seu trabalho, mas também aprendi que tem momentos que ‘não há tempo para esperar um outro tempo’. Acho que é ele perfeito em sua cronologia de dias e horas, imutáveis em sua forma, mas totalmente mutante em seu uso. Dois dias podem pa