Pular para o conteúdo principal

CONSTRUIR RELACIONAMENTOS

Parece tudo tão óbvio quando penso na importância dos relacionamentos e tão simples o que envolve este processo, mas só parece fácil !

Passamos a vida nos relacionando e não aprendemos na escola como isso deve ser feito, ninguém nos diz como devemos fazer relacionamentos, apenas aprendemos alguns limites, algumas convenções sociais, hábitos e a cultura familiar, mas sobre o ato de relacionar não somos preparados ou, pelo menos, orientados.

Será que é de fato importante ?   Quantos param para pensar sobre isso ?        

SIM, É importante e Bem poucos pensam sobre isso !

Somos seres sociais, carentes de convívio e com necessidade de relacionar o tempo todo, isso não é novo, e sobre o novo, que o digam os sites do assunto.

Quando somos criança nos relacionamos com tudo a nossa volta, até conversamos com as coisas... Depois passamos a conviver com colegas, que viram amigos, temos amores e temores, mais tarde colegas de trabalho, talvez sócios, parceiros, alguns “exes”, filhos...  E muitas vezes um cachorro ou gato nas mais diversas fases de toda esta jornada, mesmo assim muitos não aprendem a se relacionar...

A verdade é que vamos aprendendo no dia a dia, com a vida, com o passar dos anos e com o crescimento individual, surgem os filtros, os modelos e vamos construindo então uma forma peculiar de relacionar, cada um tem a sua, cada um faz do seu jeito... Há quem nunca aprenda, assim como aqueles que nunca fazem, nunca dizem, nunca crescem, nunca nada e nunca vivem, ou vivem uma vida de nunca “alguma coisa”.

Tem gente que faz relacionamento o tempo todo (minha filha de 03 anos), uns nunca o querem fazer, uns não falam ao se relacionar, outros ainda contam piadas, fazem palhaçadas, tocam no um e um no outro... um sem fim de formas e modelos, modelos e jeitos, modelos diferentes, com diferentes características.

Além de tudo, há tipos de relacionamentos dos mais variados, entre pais e filhos, entre irmãos, primos, amores, desamores e amantes, amigos e conhecidos, parceiros e inimigos, sócios e colegas, chefe e funcionário, consultor e empresário, gente e bicho... enfim, um sem fim !! 
Para facilitar tudo isso há sempre um contexto onde estes tipos, com aquelas características se encontrarem para o tal relacionamento, aí que tudo acontece, pois os modelos aprendidos tornam-se presentes e tomam conta do momento, fazendo ou desfazendo tudo...  é aqui que mora o desafio a ser compreendido.

Tenho certeza que um bom relacionamento constrói... não ter relacionamentos penso não ser possível, mas há relacionamentos que podem até destruir...

Ajude aqueles que não fazem relacionamento, aproxime-se de quem constrói e afaste-se, repito, afaste-se daqueles que destroem coisas !

Como fazer isso então, como fazer parte da construção de um bom relacionamento? O que é importante?

Bom, cada um terá a sua baseada nas suas experiências e modelos construídos ao longo da vida, aqueles que deram certo para si e para outros (se for inteligente para isso).

Por ter observado, experimentado e aprendido em diversas situações, eu acredito que há dois fundamentos que fazem um bom relacionamento ser construído e que são o alicerce, independente do tipo de relacionamento, da característica individual e das experiências vividas. Há também um conjunto de valores que delimitam e sustentam estes fundamentos, fortalecendo-os a cada dia.

Tenho certeza absoluta que Confiança e Respeito mútuos são os únicos fatores que podem construir um bom relacionamento, verdadeiro, intenso, aberto, sincero, único em sua forma e conteúdo, que possui sinergia e discordância, que enfrenta a tempestade e curte o sol, que cresce, acrescenta e retira, que diz sim e diz não sem ferir, traz felicidade e cuida da tristeza, gera lucros e evita a perda, traz energia e constrói, constrói empresas, famílias, sociedades... Vidas !

Não é fácil fazer isso, é preciso um conjunto de valores que moldam e fortalecem estes dois pilares de um relacionamento, digo valores por que é preciso pagar o preço para torna-los presentes, se pagamos um preço então tem valor, é um valor.

Para mim um bom relacionamento é sustentado por Confiança e Respeito, que por sua vez exige Paciência para aprender a entender o outro, Tolerância para a paciência que o outro não tem, Sinceridade para dizer a verdade, Inteligência para escolher as palavras certas no momento certo, Sabedoria para distinguir o bem do mal, Lucidez para não ser cegado pelo ego, Energia para compartilhar seu tempo, Amor para dedicar parte de sua vida a outros e vontade de fazer a sua parte !

Não fácil nem simples, pois construir dá trabalho, já para destruir basta não fazer nada, se nada fizermos as coisas SE destroem.

Seja num casamento, no relacionamento de família, numa sociedade, no trabalho, numa amizade, na relação de sócios em uma empresa ou em qualquer situação de relacionamento, estes fatores serão importantes para consolidar a confiança e o respeito.

É um assunto que pode ser explorado em cada uma de suas possibilidades, seus riscos, detalhes, com aprofundamento da essência destes pilares, sobre não fazer nada e fazer tudo... mas, acredito que um primeiro passo é dado quando paramos para pensar sobre isso, gerar a consciência de sua importância e dos fatores que fazem acontecer.

Nosso tempo é curto para tudo o que temos que fazer, viver e construir, é preciso aproveitá-lo para fazer coisas boas, boas relações e bons relacionamentos.

Quantos de nós compreendem isso ? Quanto cada um está disposto a investir em Energia e Tempo para construir bons relacionamentos ?


Bom, eu estou disposto, muito disposto e o dia hoje está lindo para ir lá fora, no mundo real, enfrentar o desafio de superar limites, modelos, barreiras e construir relacionamentos fantásticos !!

Experimentem !!!


Abraço !

Flávio Vaz Peralta

Comentários

  1. Flávio,

    Sem dúvida os relacionamento movimentam o mundo, o nosso mundo. Por este motivo devemos criar relacionamentos sadíos e que agreguem valor em nossas vidas.

    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Ouvi essa semana que relacionamento é diferente de networking e vc deixou isso mto claro em seu texto!

    Parabéns pelo ótimo ensinamento!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o Texto, não me surpreendo pois sei que vc é nota mil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Escolha por uma Escolha. Ultimamente tenho abordado este tema em minhas relações com maior ênfase que em algum momento anterior e com maior clareza que um passado vivido, por algum motivo as escolhas inconscientes me fizeram aprender que temos a oportunidade de fazer escolhas conscientes a todo o momento e sobre quase tudo a nossa frente, como parte decisiva em nossa história. E sobre escolhas, é impressionante quantas pessoas vivem uma vida inteira sem muitas opções conscientes, sem perceberem que possuem a capacidade de decidir sobre os desafios que estão à sua frente e quanto isso é importante para suas vidas. Há um aprendizado que gosto de compartilhar, percebido e ensinado pelas experiências vividas num tempo de grandes descobertas e algumas pesquisas sobre como poderia evoluir como pessoa e como profissional, que é assim: “Meu verdadeiro poder está na capacidade de decidir como e quando reagir, a partir de um estimulo externo ao meu controle e contrário
DIA Mágico de um momento único! Chegamos ao final de um ciclo e muitos estão comemorando conquistas e metas realizadas, outros chorando suas perdas e alguns sem saber que e vida está passando, mas eu sempre acredito que todos estão pensando num novo ano, num novo ciclo cheio de oportunidades. Encontramos familiares, velhos amigos e fazemos amigos novos. Quando sozinhos no caminho encontramos lugares, novas pessoas e energia do mundo ao redor. Nestes momentos especiais falamos de nossas histórias, desafios, conquistas e um punhado de sonhos. Trocamos conhecimentos, felicidades e abraçamos aqueles que amamos, mesmo que este abraço seja através de uma mensagem ou um ponto, num ponto qualquer do mundo. Tudo isso nos dá a certeza que vale continuar o caminho, construindo, aprendendo e fazendo algo mais. Assim fazemos novos planos em nossas mentes e corações, anotações e agendas e pequenos papéis, planejando um novo ciclo. Então que nossos sonhos sejam muitos e gran
Tempo, momento único, presente vivido! Desde muito eu acredito que o tempo é o componente mais importante da vida, pois no tempo tudo se realiza, tudo se concretiza, tudo se registra e um dia tudo se termina. Tempo que usado de forma consciente pode transformar vidas, mover e construir coisas, fazer felicidade, mudar pessoas e seus mundos. Tenho em meu coração a certeza que o tempo, como parte integrante da vida, é o nosso bem mais precioso e por isso precisa ser vivido em sua plenitude com intensidade, mesmo que alguns momentos esta intensidade seja na profundidade do silêncio. Como aprendiz do tempo descobri que ‘dar um tempo ao tempo’ é uma grande verdade e uma enorme lição, exige paciência, coragem e disciplina para esperar que este faça o seu trabalho, mas também aprendi que tem momentos que ‘não há tempo para esperar um outro tempo’. Acho que é ele perfeito em sua cronologia de dias e horas, imutáveis em sua forma, mas totalmente mutante em seu uso. Dois dias podem pa